terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"A Redenção de Gabriel" de Sylvain Reynard [OPINIÃO]

Edição: Janeiro de 2014

Páginas: 480

Editor: Edições Chá das Cinco

ISBN: 9789897100802

Sinopse:
O professor Gabriel Emerson abandonou o seu cargo na Universidade de Toronto e está prestes a iniciar uma nova vida com a sua amada Julianne. Está confiante de que ambos poderão enfrentar qualquer desafio. E está desejoso de se tornar pai. Mas a licenciatura de Julianne ameaça os planos de Gabriel que a vê subjugada pelas pressões de estudante.
Quando é concedida a Julianne a honra de fazer uma apresentação académica em Oxford, começam a formar-se nuvens negras sobre o casal. E em Oxford, um velho inimigo está disposto a tudo para humilhar Julia e expor um dos segredos mais negros de Gabriel. Numa tentativa de confrontar os seus últimos demónios, Gabriel procura descobrir mais sobre as suas origens, iniciando uma série de eventos que terão um enorme impacto em si, em Julianne e na sua esperança de formar uma família. Conseguirá ele redimir-se do passado e obter a paz e felicidade que tanto deseja
.

Opinião: 

A Chá das Cinco presenteia-nos com a conclusão da trilogia best-seller de Sylvain Reynard, com "A Redenção de Gabriel".

Depois de um começo bem romântico em "O Inferno de Gabriel" (podem consultar a opinião do LNOE AQUI), passando para um ritmo mais acelerado e recheado de sensualidade no segundo volume, "O Êxtase de Gabriel" (podem consultar a opinião do LNOE AQUI), concluindo com "A Redenção de Gabriel", cujo registo frenético e sexual é alucinante, mas não menos viciante!

Depois de várias adversidades causadas por factores externos e traumas do passado, Julia e Gabriel estão, finalmente, casados!

Espera-se que o início de uma vida em conjunto seja sossegado e descontraído, aproveitando o clima de lua-de-mel, mas este casal nunca fora nenhum dos dois, e nem o seu amor devoto e a troca de votos, lhes garante o lado bom da vida.

Sylvain Reynard criou o caos, mas o caos no bom sentido! Todos os vilões que assombraram o nosso casal protagonista, voltam em peso, para o final da trilogia.

Confesso que me foi um pouco difícil acompanhar tanta informação relativa aos vilões da trama pois, a dita, aparecia de forma aleatória e sem pré-aviso, e em pequenos capítulos que têm como objectivo suscitar a curiosidade do leitor, fazendo-nos ansiar por saber quais as suas intenções e como as poriam em prática.

Reynard pôs em prática um plano maléfico destinado a dar uma conclusão explosiva aos maus carácteres da trilogia, conseguindo-o! 

Em relação às personagens principais, Julia e Gabriel, é impossível não notar nas suas evoluções, em especial Julia, que embora numa tenra idade, assume em pleno o papel de Senhora Emerson, mostrando-se madura e muito mais confiante.
Apesar de por vezes se mostrar um pouco desconfiada e apática, Julia não perde a sua fé no mundo, nem mesmo quando o azar lhe bate à porta, mantendo-se fiel aos seus ideais e ao seu amor pelo seu marido.

Por seu lado, Gabriel é uma inconstante. Mesmo depois de casar com a sua "Beatriz", o professor continua a ser assaltado por lembranças do passado que não quer reviver, atravessando uma grande luta interna que põe em risco o seu casamento.
Gabriel é, do casal protagonista, a personagem com maior destaque, tanto pela sua volatilidade, como pela sua paixão e personalidade invulgar.

É de louvar a coragem que Sylvain Reynard teve ao arriscar tanto neste livro. Com a inserção de tantas personagens e tantos episódios de relevância referentes às mesmas, poderia estar perante a receita para o desastre, mas contrariando as hipóteses, Reynard mostrou a sua fibra literária ao orquestrar uma obra tão bem executada.

Com um final previsível mas conquistado a pulso, com várias twists e intervenções (quase) divinas, "A Redenção de Gabriel" é o final perfeito para a trilogia de Sylvain Reynard.

De fácil e rápida leitura, com uma linguagem, como sempre, bastante acessível, apesar das suas referências histórias (note-se que até o mais leigo na matéria se consegue inteirar da mesma graças ás explicações presentes no livro!).

Sentirei saudades do professor e de Julianne, mas estes têm, finalmente, o seu merecido descanso e o seu lado bom da vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário