segunda-feira, 30 de março de 2015

"Quatro - Histórias da Série Divergente" de Veronica Roth [OPINIÃO]

Edição: 2015
Págs.: 208
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-9720047250


Sinopse:

"Dois anos antes de Beatrice Prior ter feito a sua escolha, o filho de 16 anos do líder dos Abnegados fez o mesmo. A transferência de Tobias para os Intrépidos é a última oportunidade para um recomeço. Na nova fação não será conhecido pelo nome que os pais lhe deram, pois não permitirá que o medo o reduza a uma criatura indefesa.

Agora conhecido como "Quatro", Tobias depressa descobre que os Intrépidos foram a opção certa. No entanto, a Iniciação é apenas o começo, pois Quatro terá de conquistar o seu lugar na hierarquia da nova fação. As suas decisões afetarão futuros Iniciados, além de deixarem a descoberto segredos que poderão ameaçar o seu próprio futuro - e o futuro de todo o sistema de fações.

Dois anos depois, Quatro quer intervir, mas hesita no caminho a seguir. A primeira pessoa a saltar para a rede pode mudar tudo. Com ela, a solução para mudar o mundo pode tornar-se mais clara. Com ela, ser simplesmente Tobias volta a ser uma possibilidade."

Opinião:

"Quatro - Histórias da Série Divergente" dá-nos a conhecer melhor um dos heróis do momento da literatura distópica, Tobias Eaton ou "Quatro" da famosa trilogia "Divergente".
Aos que ainda não tiveram o prazer de conhecer o mundo das facções de Veronica Roth, deixo-lhes um"amuse bouche" para lhes abrir o apetite com as opinões de: "Divergente""Insurgente" e "Convergente".

Para grande deleite de todos os fãs desta série, tal como eu, este livro e a chegada de "Insurgente" aos cinemas não poderiam vir em melhor altura, pois a saudade já apertava!
Ao contrário da trilogia, este livro é narrado por Quatro, e não por Tris, dado que toda a acção é protagonizada pelo jovem intrépido, começando dois anos antes da chegada de Tris à sua facção.

Dividido em quatro histórias onde conhecemos Tobias ainda como Abnegado e vítima do seu temível pai que escolhe transferir-se de facção aquando da sua escolha em "A Transferência"; seguido pela sua iniciação nos Intrépidos em "O Iniciado", onde rapidamente se destaca, conquista amigos como Zeke e Shauna, mas também inimigos como Eric, o ex-erudito e cuja ambição e segundas intenções são dúbias e factor de perigo para Tobias; segue-se "O Filho" que introduz Evelyn Eaton na acção, assim como vemos Tobias a perscrutar os segredos ocultos de Max e Jeanine, descobrindo os seus planos maléficos; terminando com "O Traidor", onde Tobias se apaixona por Tris e decide fazer sua missão de vida mantê-la viva. Quatro histórias comoventes e que nos apaixonam um pouco mais (algo que eu pensava ser já impossível!) por Quatro.

No final do livro, a autora presenteia os seus fãs com três cenas de "Divergente" contadas pela voz de Quatro, todas envolvendo a sua relação com Tris. É deveras divertido conhecer o lado inseguro e apaixonado de Tobias, e toda a reacção que Tris provoca no seu instrutor.

"Quatro - Histórias da Série Divergente" mostrou-se uma leitura demasiado rápida (pois é tão fascinante!) tal como os seus antecessores. Aliado à fluidez da escrita da autora, esteve o entusiasmo por voltar a "caminhar" com Quatro e muitas outras personagens já conhecidas.
Uma leitura rá
pida, fluída, com pormenores que aditam muito à acção. Com romance q.b., mas acima de tudo uma vertente emocional muito bem explorada.

Não esperaria nada mais que a excelência já habitual de Veronica Roth. Obrigada por mais estes momentos!


Sem comentários:

Enviar um comentário