sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

"A Cidade do Fogo Celestial" de Cassandra Clare [OPINIÃO]

Edição: 2014
Págs.: 576
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575687
Coleção: Caçadores de Sombras #6

Sinopse:

Sebastian Morgenstern está ao ataque e volta Caçador de Sombras contra Caçador de Sombras. Com a ajuda da Taça Infernal, transforma Nefelins em criaturas saídas de um pesadelo, separando famílias e amantes enquanto engrossa as fileiras dos seus Ensombrados.
Acossados, os Caçadores de Sombras refugiam-se em Idris… mas nem os poderes demoníacos de Alicante conseguem manter Sebastian à distância. E com os Nefelins encurralados em Idris, quem protegerá o mundo contra os demónios?
Quando é desmascarada uma das maiores traições de toda a história dos Caçadores de Sombras, Clary, Jace, Isabelle, Simon e Alec são obrigados a fugir - ainda que a sua viagem os leve até ao coração dos reinos demoníacos, onde nunca nenhum Caçador de Sombras fora e de onde nenhum ser humano alguma vez regressara.
Haverá amor sacrificado e vidas perdidas na terrível batalha pelo futuro do mundo neste empolgante final da clássica série de fantasia urbana Caçadores de Sombras.

Opinião:

O tão aguardado final da saga Caçadores de Sombras chegou finalmente! Após seis livros, Jace e Clary vão, finalmente, ter o seu merecido desfecho... mas como vem sendo habitual, nada na vida destes dois jovens Caçadores de Sombras é dado de mão beijada, e para obterem um resquício de paz, terão de travar o seu pior inimigo, Sebastian, irmão de sangue de Clary, e irmão adoptivo de Jace.

Sebastian Morgenstern é uma ameaça pior que Valentine, seu pai. Dotado de uma inteligência fora de série, e de um ódio sem medida, o jovem vilão tem grandes planos para o seu futuro, e não se poupa a espectáculos, massacres e truques dúbios para conseguir o que quer. Custe o que custar, Sebastian luta pelo seu objectivo, e com ele, muitas vidas são tiradas.

Com esta ameaça imponente, os Nefelins refugiam-se em Idris, a sua cidade natal, onde lá esperam ter alguma paz enquanto procuram activamente por uma solução que os livrará do filho maléfico de Valentine e Jocelyn, mas nada corre como previsto, e não são apenas os filhos do Anjo que correm perigo, também todos os Habitantes do Mundo-à-Parte são envolvidos cruelmente nesta guerra de vingança, amor e ódio.

Alianças são quebradas, Caçadores de Sombras que se voltam contra os seus, a Clave em pânico e dividida, amores e intrigas, personagens de relevo em livros futuros (Emma Carstairs e Julian Blackthorn), são muitos dos acontecimentos que Cassandra Clare desenvolve neste poderoso final!

Para além de todo o tumulto, Jace e Clary têm de lidar com os seus próprios "demónios": o fogo celestial que se encontra dentro de Jace, cujas capacidades são desconhecidas, assim como as suas consequências em Jace, e o facto de o mesmo impedir que os jovem casal esteja junto.

"A Cidade do Fogo Celestial" promete responder a várias questões pendentes, a iniciar e desfazer novos e antigos romances, a redimir os arrependidos, uma batalha épica, e não desilude, trazendo-nos tudo isto e muito mais!

Jace passa grande parte do livro "perdido" em si mesmo, nas suas memórias do tempo em que fora possuído por Sebastian, combatendo todos os maus sentimentos que tem dentro de si. O jovem Herondale mantém a sua faceta heróica que roça o mártire, mas agora sem o desejo de morte, mas sim convicção pelo seu papel no futuro do mundo. O protagonista amadureceu, tornando-se numa grande homem.

Por conseguinte, Clary acompanha esta maturação de Jace, embora mais jovem do que o seu namorado, a Caçadora de Sombras tem vindo a crescer de forma óbvia e consistente nos últimos livros, algo que não me surpreende, devido à estabilidade e força mental que a autora sempre incutira em Clary. Apesar do seu aspecto frágil, a jovem Morgenstern é um pilar sólido em toda a trama, e para todos que a seguem e respeitam.

Alec, Magnus, Isabelle e Simon também voltam à acção. Cada um à sua maneira, fazendo a sua diferença, fazendo a sua marca nesta estória de amor, intriga, guerra e coragem! 
Caçadores de Sombras, vampiros, lobisomens, feiticeiros e fadas todos em perigo e com uma ameaça em comum: Sebastian. O irmão mais velho de Clary revela-se um adolescente que procura ser amado, mas demasiado caprichoso e poderoso, e completamente perturbado, tornado-se num ser vil e cruel, que tudo fará para conseguir o que quer. Apesar de todo o seu aparente desprendimento emocional, Sebastian procura a aceitação de Clary, e será esse amor doentio a melhor arma dos nossos jovens salvadores do mundo.

Cassandra Clare chegou e conquistou! Os seus Caçadores de Sombras têm sido um dos meus grandes vícios literários, deixando-me sequiosa por mais e mais! Mas tudo o que começa tem um fim, e é altura de passar o testemunho a Emma e Julian, na sequela de Caçadores de Sombras.

Um final explosivo, repleto de emoções que não passa despercebido a qualquer leitor!
Fantástico, viciante, ardiloso, emocionante, são vários dos adjectivos que posso adequar a "A Cidade do Fogo Celestial", mas deixo aos meus leitores a oportunidade de lerem estas páginas, e verem em primeira mão o meu fascínio por esta leitura!

Obrigada Cassandra Clare!  


Sem comentários:

Enviar um comentário