domingo, 21 de setembro de 2014

"A Primeira Regra dos Feiticeiros" de Terry Goodkind

Edição: 2014
Págs.: 432
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720046840

Sinopse:

Richard Cypher é um jovem guia em Hartland, à procura de respostas para o assassinato brutal do pai. Na floresta onde se refugia, encontra uma mulher misteriosa, Kahlan Amnell, que precisa da sua ajuda para fugir aos sequazes do temível Darken Rahl, governante de D’Hara, praticante da mais temível magia negra e um homem ávido por vingança.
Num golpe de verdadeira magia, Richard passa a deter nas suas mãos o destino de três nações e, sobretudo, da própria humanidade. O seu mundo, as suas crenças e a sua própria essência serão abalados e testados, à medida que Richard lida com amigos e inimigos, com a crueldade extrema e a compaixão dedicada, experimentando a paixão, o amor e a raiva, e o seu impacto na missão que lhe é imposta: ser aquele que procura a verdade.

Opinião:

Richard é um rapaz que vive numa pequena aldeia, onde fora criado pelo pai, um homem mal estimado pela população em geral, sendo considerado louco devido aos seus constantes desaparecimentos (ossos do ofício!), que entretanto faleceu. A acção desenrola-se a partir deste momento, em que Richard, desafiando os conselhos do seu bem colocado irmão, se dirige ao bosque em busca de respostas. Lá, encontra Kahlan, uma bela rapariga, que é tudo menos uma vulgar e rotineira rapariga, ela vem de um sítio onde há magia. Kahlan é uma confessora, a última da sua espécie, e procura alguém muito especial, o único que conseguirá acabar com a tirania de Darken Rahl.

Após ler a sinopse, soube que tinha de ler este livro! Terry Goodkind prometia muita acção e fantasia, e sequiosa por um bom épico, não resisti a esta obra.

Richard é corajoso, por vezes um pouco ingénuo, mas tudo se deve à sua inexperiência e à dor de perder o pai precocemente. Também imaturo no que respeita ao amor, o jovem revela-se um adolescente típico, num mundo atípico. 

Por vezes, não sabia bem o que pensar do protagonista, devido a esses actos e pensamentos inconstantes, mas terminei a leitura com uma opinião positiva sobre o mesmo.
Terry Goodkind focou-se na criação de um mundo complexo e original, mas primou pela simplicidade das suas personagens, que são "diamantes pouco lapidados", equilibrando em perfeição estes dois elementos.

"A Primeira Regra dos Feiticeiros" será do agrado dos leitores de fantasia, aos amantes de magia e criaturas míticas.

Com uma escrita fluída e leve, este livro lê-se rapidamente e com vontade, não desapontando, e mantendo o leitor constantemente interessado. Com um vocabulário acessível, é fácil intrusarmo-nos no mundo de Richard Cypher.

Com muita acção, suspensa, emoção e até sensualidade, "A Primeira Regra dos Feiticeiros" torna-se, assim, uma referência do seus género literário.

2 comentários: