terça-feira, 18 de março de 2014

"Divergente" de Veronica Roth [OPINIÃO]

Reimpressão: 2014
Págs.: 352
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720043818

Sinopse:

Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.

Opinião:

"Divergente" é o primeiro da trilogia distópica de Veronica Roth.

Neste primeiro volume conhecemos a protagonista, Beatrice Prior, que passa a ser Tris quando a sua mudança de facção.

A sociedade em que Tris se insere está dividida em cinco facções

Os Abnegados, que são os altruístas, e onde a jovem é criada; 
Os Cordiais, amigos do próximo; 
Os Eruditos, os inteligentes; 
Os Cândidos, sinceros acima de tudo;
E os Intrépidos, os corajosos, e aos quais Tris se junta após a cerimónia.

Desde cedo que o processo de Tris é, claramente, fora do vulgar:
Com um teste de aptidão insólito, a jovem decide a sua sorte, deixando para trás a sua família, e seguindo a sua vontade. Mas, apesar de usufruir do seu livre-arbítrio, depressa reconhece que os Intrépidos não são tão corajosos quanto pensa, envolvendo-se numa teia revolucionária, cuja magnitude ela ainda não conhece.

Tris sabe que é uma Divergente, um alvo a abater pelas suas capacidades únicas, e tem de sobreviver sem dar nas vistas.

Com a nova facção, vêm amigos como Will e Christina, e Quatro. Quatro é um dos instrutores dos iniciados, e uma peça importante na acção e no coração de Tris.

Há bastante tempo que pretendia ler este livro, pois tão bem afamado é, mas nunca pensei que ao fazê-lo, estaria a embarcar numa viagem vertiginosa que me levaria a uma leitura viciante, prendendo-me a este mundo de Veronica Roth, de forma viciante!

"Divergente" está carregado de muita acção (confesso que certos momentos de tensão foram quase insuportáveis, mas tão necessários!), frustração (perante todos os obstáculos que surgem no caminho de Tris, que me fizeram gritar, na tentativa de ajudar a protagonista), romance (Quatro e Tris são absolutamente fenomenais juntos, e apesar da estória de amor não ser o ponto fulcral da trama, é, sem dúvida, o elemento que dá força e ternura, no meio de tanta escuridão), e por fim, carregado de personagens sólidas e com as quais me identifiquei logo de imediato.

É impressionante como Veronica Roth consegue, através da sua escrita pormenorizada e fluída, enquadrar o leitor neste seu mundo divergente. É quase como se o vivêssemos, como se fizéssemos parte dele!

Tris é, a partir deste momento, uma das minhas protagonistas favoritas de romances Young Adult!

Dotada de uma força de vontade, carácter e inteligência ímpares, Tris deixa a sua "marca" no leitor, sendo difícil esquecer os actos da protagonista. A sua coragem e busca pelo conhecimento são notárias, assim como a sua constante luta pela sobrevivência.

É-me difícil traduzir em palavras o quão espantoso é este livro. 

Recomendo a sua leitura a todos os intelectuais corajosos e aventureiros!

Mal posso esperar por ler "Insurgente"!

Sem comentários:

Enviar um comentário