quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

"Guia para um Final Feliz" de Matthew Quick [OPINIÃO]

Edição: 2013
Páginas: 288
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722349550

Sinopse:
Pat Peoples está de regresso ao mundo da normalidade da vida familiar em casa de seus pais após ter permanecido numa instituição psiquiátrica devido a um traumatismo grave. Da memória deste fervoroso adepto dos Eagles de Philadelphia desapareceu uma participação do clube no Super Bowl e a demolição do antigo estádio. Ninguém, lá em casa, lhe fala de Nikki, a sua mulher, e até o seu novo terapeuta parece incitá-lo ao adultério. Tudo assume um aspeto cada vez mais estranho. Como a pouco e pouco se vai revelando, anos da sua vida tinham-se pura e simplesmente apagado. Apesar disso, Pat não se deixa desviar daquela que acredita ser a missão de autoaperfeiçoamento. Guia para Um Final Feliz é uma narrativa vibrante e intensa que nos oferece uma visão refrescante sobre sentimentos de perda, depressão e amor. É também um magnífico romance de estreia que foi adaptado ao cinema e que chega a Portugal a 10 de Janeiro 2013, na mesma data em que estreia o filme. 
 
Opinião: 

Confesso que foi o elenco que deu vida ao filme baseado nesta obra de Matthew Quick, que me levou à leitura do seu livro.
Com as expectativas bem altas, "Guia para um Final Feliz" tinha bastante a provar, e passou o teste com excelência!
Pat Peoples é a personagem central da estória. Vindo do "sítio ruim", ou seja, de uma instituição psiquiátrica, Pat tem de voltar à realidade e aos poucos recuperar do seu grande trauma, a perda de Nikki, a sua mulher.
Pat vive para se tornar no homem perfeito que Nikki gostaria que ele fosse, ou assim pensa o frenético adepto dos Eagles. Treina intensamente para se pôr em forma; lê obras que a Nikki leu; fomenta a sua fé por Deus; espera ansiosamente pelo término do tempo de separação.
Entretanto Tiffany, a irmã da esposa do melhor amigo de Pat, surge na vida do mesmo. E através de métodos pouco ortodoxos, impõe a sua vontade e intentos em Pat.
Ambos estão profundamente magoados e traumatizados, mas é a imperfeição das suas histórias de vida que fazem a perfeição!
Gostei imenso de Pat, mas foi Tiffany que me conquistou e arrebatou de imediato com as suas artimanhas e determinação.
De leitura fácil e rápida, com uma linguagem bem acessível e diálogos e passagens dinâmicos que mantém o leitor atento e "agarrado", Matthew Quick estreia-se em grande no mundo literário"
"Guia para um Final Feliz" é mais que um romance. É uma grande lição de vida. Faz-nos reflectir e mudar prioridades, dando-nos um novo alento, e dando uma esperança até ao mais pessimista.  
Penso que Matthew Quick arriscou bastante ao explorar um tema tabu como um distúrbio mental, mas foi esse risco que elevou a faísca da sua obra, tornando-a numa referência literária, e um dos melhores romances do ano.
Nenhum leitor ficará indiferente à forte mensagem do autor, à essência da sua estória e à mestria da sua escrita, que embora simples, é aditiva.
"Guia para um Final Feliz" inspira um filme arrecadador de Óscares, uma referência cinematográfica que se reflecte num romance a não perder.


Para mais informações, podem consultar a página do livro no site da editora: AQUI
  

Sem comentários:

Enviar um comentário