segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

"Princesa Mecânica" de Cassandra Clare [OPINIÃO]

Edição: 2013
Páginas: 392
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896574482

Sinopse:

Último livro da sequela de sucesso da série Caçadores de Sombras, que nos mostra as suas Origens. Tessa Gray devia estar contente, como todas as noivas! Mas, enquanto se prepara para o casamento, uma rede de sombras envolve os Caçadores de Sombras do Instituto de Londres. Surge um novo demónio, ligado pelo sangue e secretismo a Mortmain, o homem que tenciona usar um exército de impiedosos autómatos, os Instrumentos Infernais, para destruir os Caçadores de Sombras. O perigo, a traição, os segredos, os feitiços, o amor e a morte entrelaçam-se quando os Caçadores de Sombras quase se autodestroem na conclusão de cortar a respiração da trilogia de os Caçadores de Sombras, as Origens.

Opinião:

Cassandra Clare traz-nos o volume final da trilogia "Caçadores de Sombras - As Origens". que antecede os nossos já bem conhecidos, Jace e Clary no mundo contemporâneo.

Mortmain continua a monte, e tudo fará para ficar com Tessa. O filho adoptivo de dois feiticeiros eliminados por Caçadores de Sombras, não desiste da sua vingança que tem como objectivo a extinção dos Nefilins. Para tal, precisa de Tessa para dar vida ao seu exército de autómatos. Sem dó nem piedade, Mortmain sequestra Tessa, fazendo dela sua noiva.

Enquanto isso, Jem cai numa cama devido à sua fragilidade e iminente morte, e Will parte para Cadair Ídris para resgatar o amor da sua vida, e do seu parabatai Jem, Tessa.

Para tudo piorar, o cônsul Wayland tem o seu próprio propósito e nada fará para ajudar Charlotte e o Instituto, assim como todos que neles estão envolvidos, desde Tessa, Will, Cecily, e os irmãos Gideon e Gabriel Lightwood que são acolhidos pela líder do Enclave, Charlotte.
 
Muito esperei por este livro, e a espera compensou, pois "Princesa Mecânica" é pura emoção do início ao fim!

Will surpreendeu-me em grande medida. De rebelde arrogante, a um homem feito, com objectivos e responsabilidades. Disposto a tudo para salvar os que ama. Luta por Tessa e Jem, e até se deixa aproximar da sua irmã Cecily.

Tessa é o elemento fulcral desta trilogia, e como tal, o papel principal da estória nos três livros. Dotada de uma natureza única que lhe permite ser um perigo mas também uma enorme vantagem para os Nefilins. Mas não se deixa levar pela sua posição, rendendo-se aos que a acolheram e amaram, e aceitando o doce Jem como seu noivo, apesar de também amar Will. Tessa sempre se mostrara bastante madura, continuando no mesmo registo, sendo íntegra e sincera nas suas intenções e acções.

Os irmãos Lightwood tornam-se mais semelhantes aos seus descendentes que tão bem conhecemos, deixando para trás a sua imagem de crueldade.
Sophie, a criada, que até agora se mantivera na sombra, desabrocha, e revela-se uma personagem com a qual prontamente nos identificamos e da qual é impossível não gostar.

Cecily, recém-chegada ao Instituto e irmã de Will, transforma-se de uma menina mimada para uma verdadeira Caçadora de Sombras, com paixão e sangue de anjo a fluir-lhe nas veias!

Charlotte e Henry cresceram como casal, e agora com um bebé a caminho, a união entre os dois é mais notória e afectuosa. Em "Princesa Mecânica" as qualidades e capacidades de líder de Charlotte são postas à prova, e a líder do Enclave está mais do que à altura do desafio!

Por fim, temos o nosso querido Jem, cujos dias estavam contados desde o início da trilogia. Dependendo de uma droga para sobreviver, era uma questão de tempo até ao parabatai de Will sucumbir, mas é a reviravolta que a autora dá ao assunto que torna tudo melhor.

"Princesa Mecânica" reflecte bem o estilo da autora, Cassandra Clare. Com uma linguagem sempre acessível, e floreada q.b., adequando-se à época em questão.

Com muita acção, romance, intrigas e drama... quatro componentes que revelam a receita para o sucesso!

Cassandra Clare deu aos nossos Caçadores de Sombras o melhor final que seria possível, satisfazendo as necessidades de todos os seus fãs.

Apesar de um final conciso, penso que, em breve, receberemos notícias sobre certas personagens, afinal, Tessa é imortal.

"Princesa Mecânica" encantou-me, e de certo que terá o mesmo efeito em todos os fãs da saga!

 
 

1 comentário: