quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"Dias de Paixão" de Sarah Pekkanen [OPINIÃO]

Edição: 2013
Páginas: 352
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626196


Sinopse:

Até onde nos pode levar a paixão? Quatro mulheres juntam-se com os seus maridos para uma semana paradisíaca na Jamaica, em pleno ar das Caraíbas. O motivo da reunião é o aniversário de Dwight, um amigo dos tempos da faculdade, que de rapazinho tímido e inseguro se transformou num empresário rico e bem-sucedido. Todas elas anseiam fugir temporariamente às suas vidas. Tina sente o peso e o cansaço de ser mãe de quatro crianças pequenas. Allie está abalada pela notícia de que uma doença genética degenerativa é comum na sua família. Savannah carrega o segredo da infidelidade do marido. Finalmente, Pauline, a mulher que não olha a despesas para organizar ao seu marido rico aquela festa inesquecível, esconde segredos de Dwight, e espera, com esta semana, reparar as falhas no casamento de ambos. O que começa por ser uma semana idílica, com lânguidas horas passadas numa praia privada, jantares gourmet, aventuras radicais e noites de paixão, transforma-se em algo mais profundo com a chegada de uma poderosa tempestade que acaba por atingir a ilha. Redemoinhos tumultuosos atingem este grupo, forçando cada uma das mulheres a reavaliar tudo o que sabe sobre os seus amigos, e sobre si própria, sobre o amor e sobre a paixão.

Opinião:

"Dias de Paixão" tem como cenário a paradisíaca Jamaica. Entre uma semana de luxos, sol e álcool, os protagonistas partem numa aventura que mudará as suas vidas para sempre.

Tina, Allie, Savannah, Gio e Dwight frequentaram todos a mesma universidade, sendo lá que se conheceram. 

Tina e Gio casam e têm quatro filhos. Deixando a sua profissão de enfermeira para ser uma mãe a tempo inteiro, Tina lida com a responsabilidade e o cansaço, dividindo-se entre ser a mãe que os filhos necessitam e a esposa que Gio quer. 

Allie conhece Ryan alguns anos após a faculdade. Com duas filhas em comum e um casamento que parece perfeito, Allie tem a vida que todos invejam, mas uma recente novidade poderá pôr em causa toda a sua vida! Savannah, a mais extrovertida do grupo, embarca nesta viagem carregando consigo o peso de uma omissão: o seu divórcio do anestesista Gary.

Dwight passa do "cromo" anti-social a um milionário, casando com Pauline, poucos anos mais nova, e a perfeita esposa, mas que segredos esconderá o seu sorriso?

Os nossos protagonistas são tudo menos perfeitos. Com defeitos e problemas reais, é impossível não nos conectarmos com os mesmos de imediato.

Confesso que quando vi a capa e a sinopse deste livro, pensei que se avizinhava mais um romance erótico, mas não poderia estar mais enganada.

"Dias de Paixão" é um romance que visa problemas do quotidiano, nos quais vemos os casais a lutarem pelas suas sanidades mentais e por manterem as suas identidades, apesar das vicissitudes da vida que tendem a meter-se no caminho, tais como: filhos; empregos; casas; rotina; etc.

Tendo como narradoras apenas as personagens do sexo feminino, Sarah Pekkanen traz-nos uma estória de pura emoção sob quatro pontos de vista absolutamente diferentes. Embora amigas (excepto Pauline, que é o mais novo membro do grupo), as protagonistas não podiam ser mais diferentes, e será esta viagem que trará à mó de cima os seus desejos mais secretos, alguns nos quais nunca tinham sequer pensado!

Tina é a típica mãe a tempo inteiro, cujas obrigações e responsabilidades para com os quatro filhos e o marido a fazem viver num constante rodopio, culminando num cansaço constante e na falta de auto-estima. Apesar de insegura, Tina tem personalidade e um caráter irrepreensível. 

Allie tem o marido perfeito; as filhas perfeitas; a vida perfeita. Allie é a apaziguadora do grupo, a altruísta e pacifista, mas uma nova realidade fazem emergir um lado de Allie para o qual a mesma não estava preparada, pondo em risco toda a vida maravilhosa que construiu com Ryan. 

Savannah sempre se impusera e mostrara como uma mulher sexy que intimida as mulheres, mas encanta os maridos. Agora que Gary a troca por outra mulher, as inseguranças de Van, como é chamada pelos amigos, há muito cobertas pela maquilhagem e ginásio regressam e ameaçam a sua relação com as suas duas grandes amigas Tina e Allie, até mesmo Pauline, com quem não simpatiza particularmente mas cujo respeito lhe garante, é incomodada pela força da natureza que é Savannah.

Por fim, mas não menos importante, temos a encantadora esposa de Dwight, Pauline. Uma esposa dotada e devota, mas cujas ambições a fazem esconder do marido dois grandes segredos que têm vindo a disturbar o seu casamento. Pauline é a mais apática e reservada do grupo das quatro mulheres, mas não menos cativante!

De Gio, Ryan e Dwight pouco tenho a dizer, visto que são personagens secundárias que visam focar as verdadeiras "estrelas" da trama. Três homens completamente distintos, mas cujas naturezas o unem no essencial: no amor pelas suas mulheres.

"Dias de Paixão" surpreendeu-me com a sua escrita fluída, pelos discursos inventivos e pelo inteligente fio condutor criado pela autora.

Sarah Pekkanen escreve com sabedoria e sentimentalismo, algo a que nenhum leitor será indiferente!
 


Sem comentários:

Enviar um comentário