sábado, 13 de julho de 2013

"Se Eu Ficar" de Gayle Forman [OPINIÃO]

Edição: 2010
Páginas: 216
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722343183
Coleção: Noites Claras
 
Sinopse:
 
Naquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.  


Opinião:

"Se Eu Ficar" tem como personagem principal a jovem de dezassete anos, Mia, que num trágico acidente de viação perde a sua família, e a sua própria vida está por um fio.

O livro foca-se nas vinte e quatro horas que sucedem o acidente, horas nas quais Mia tem de enfrentar a maior decisão da sua vida: ficar ou não ficar.

À medida que as vinte e quatro horas passam, Mia leva-nos a conhecer a sua vida, a sua família, ela própria, o seu namorado e amigos.

Confesso que a sinopse deste livro me deixara de pé atrás, pois a primeira coisa que me preencheu a mente quando a li, foi a possibilidade de uma mórbida estória sobre a morte, mas não poderia estar mais enganada.

"Se Eu Ficar" celebra a vida, e através de sublimes mensagens, ensina-nos a valorizar o que temos como garantido, pequenos pormenores que fazem parte da rotina mas que não apreciamos até os perdermos.

Gayle Forman prima pela linguagem acessível e adequada a uma faixa etária bastante jovem, assim como pela complexidade emocional facilmente diluída nas entrelinhas.

Admito que este livro me levou a extremos... ora chorava, ora ria! Emoção é a palavra de ordem!

Mia é uma personagem fascinante devido à sua simplicidade e normalidade... Mia representa todas as raparigas de dezassete anos, com os problemas próprios da idade e com o sentimento de inadequação que todas sentimos na adolescência.

É impossível não nos pormos nos "sapatos" da jovem! Perder tudo e todos numa corriqueira viagem de família é algo que pensamos só acontecer aos outros, mas com este livro não há consciência que não se imagine a passar pela situação, e não há coração que não sofra por esta personagem.

Apesar da forte temática, a leitura é rápida e fácil e irá, concerteza, agradar muitos leitores.

"Se Eu Ficar" é uma grande lição de vida. Inspirador e emocionante, é um livro para todas as idades e com muito para dizer!

Gayle Forman fez-me reflectir sobre vários aspectos da minha vida, conseguindo resoluções positivas, que serão, certamente, cativantes para toda uma panóplia de leitores.
 
Depois de "Se Eu Ficar", mas posso esperar pelo seu sucessor "Espera por Mim"!

Para mais informações consulte o site da editora: Editorial Presença

Sem comentários:

Enviar um comentário