segunda-feira, 3 de junho de 2013

"Forever - Um Amor Eterno" de Maggie Stiefvater [OPINIÃO]

Edição: 2013
Páginas: 424
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722350099
Colecção: Noites Claras
 
Sinopse: 
 
Depois de Shiver e Linger, dois romances que emocionaram leitores de todas idades em países de todo o mundo, Forever abre quando Grace acaba de sair da sua mutação em loba... acossada desde logo, ao aperceber-se de que a comunidade humana planeia o extermínio da alcateia a que agora pertence. Sam faria tudo por ela, mas conseguirá ele encontrar a cura para recuperar Grace e ficar com ela para sempre? 
 
Opinião:
 
Todos sabem que nutro um especial carinho por esta saga dos Lobos de Mercy Falls, caso ainda não conheçam esta excelente aposta da Editorial Presença, deixo-vos com as opiniões dos primeiros dois livros da trilogia:
 
 
No primeiro volume somos introduzidos ao encantador casal protagonista, Sam e Grace, e no segundo, a autora dá-nos a conhecer melhor Isabel, e apresenta-nos o irreverente Cole, personagens estas que desde cedo anteciparam uma grande relevância na acção.
 
Tinha grandes esperanças para Isabel e Cole, mas a sua estória acabou por ficar aquém das expectativas, devido à falta de desenvolvimento por parte da autora.
 
Em relação a Sam e Grace, desenvolvimentos não faltam, ainda para mais agora que os papéis se inverterem por completo, estando Sam na forma humana para sempre, depois da cura, e Grace convertida em lobo pela primeira vez.
 
Sam tem agora uma missão ainda maior, além de substituto do seu pai adotivo Beck na manutenção da matilha, tenta encontrar a cura para a sua namorada Grace.
 
Confesso que tenho dificuldade em lidar com os fins das sagas que sigo e das quais gosto, sendo os Lobos de Mercy Falls uma delas, embora não querendo que a mesma termine, não me contive e tive de ler o seu final.
 
Esperava, também, que "Forever" fosse mais agitado, pois Cole e Isabel são dois furacões! Mas, em vez disso, a autora optou por manter o seu habitual estilo introspectivo e sereno, o que não me desagradou.
 
A perspicácia da autora leva-nos a um livro imprevisível, pois embora esperando um típico final "viveram felizes para sempre", não somos levando directamente ao mesmo, passando por riscos, perdas, dor e sacrifício, enriquecendo a estória com intensidade.

A escrita da autora caracteriza-se pela linguagem acessível, querida e romântica que apaixona até os mais descrentes no amor.

"Forever - Um Amor Eterno" encerra este capítulo dos Lobos de Mercy Falls, mas a autora dá uma pequena prenda ao leitor ao deixar uma janela do futuro aberta, suscitando a imaginação do leitor.

Tudo que é bom, sempre acaba, e os nossos lobos favoritos chegaram ao seu desfecho. Um desfecho apropriado e que encantará os seus seguidores!

Maggie Stiefvater está de parabéns pelo excelente trabalho.

Esta conclusão é fascinante e entusiasmante, não só pela conclusão iminente, como que pela alternância frenética de narradores, mantendo o leitor cativo.
 
Um dos melhores livros YA do ano!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário