terça-feira, 14 de maio de 2013

"Destinos Interrompidos" de Lissa Price [OPINIÃO]



Edição: 2013
Páginas: 352
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896573577

Sinopse:

Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles. Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais. Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados. Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes - seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez. Tudo corre como previsto, até o neurochip que lhe colocaram na cabeça avariar. Callie acorda, de súbito, na vida da sua locatária, a viver numa luxuosa mansão, a guiar carros topo de gama e a sair com o neto de um senador. A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo perverso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.

Opinião:

"Destinos Interrompidos" segue a tendência literária do momento dentro do género dedicado aos jovens-adultos, a distopia, em que adolescentes sobrevivem em sociedades pós-apocalípticas,  governadas por uma mão autoritária que favorece em demasia os ricos, menosprezando e negligenciando os pobres.
Depois do sucesso que foi a trilogia dos Jogos da Fome, muitas foram as obras idênticas a surgir, mas poucas conseguiram vencer, não sendo o caso do livro de Lissa Price, que rapidamente se destaca por entre tantos outros pelas suas peculiaridades e inovação.
A autora conta a estória pela voz de Callie, uma jovem de dezasseis anos que, tal como tantos outros jovens, perdeu os pais na Guerra dos Esporos, e vive, agora, com o seu irmão mais novo Tyler, e o seu melhor amigo Michael, na rua, buscando abrigo sempre que possível em edifícios abandonados.
Com a fome a apertar, assim como a doença de Tyler, Callie vê-se num dilema... Alugar ou não o seu corpo à Destinos Primordiais, angariando assim, dinheiro para manter-se e ao seu irmão, e quiçá até pagar as suas despesas médicas.
Apesar das suas dúvidas e medos, a jovem decide assinar o contracto.
Callie será controlada por uma locatária que aluga o seu corpo durante um curto espaço de tempo em que a jovem se encontra inconsciente.
Depois de uma make-over em que a Destinos Primordiais aprimora a sua beleza, e de lhe garantirem que tudo correrá na perfeição, Callie é submetida à experiência, e qual não é o se espanto quando, a meio do seu último aluguer, acorda e passa a viver a vida de uma jovem rica e com recursos.
Embora se deslumbrando um pouco por todo o glamour, Callie não esquece o seu irmão, muito menos quando as verdadeiras intenções da sua locatária lhe são expostas... Callie faz agora parte de um plano que visa salvar milhões de vida... Será que conseguirá?
Fiquei admirada com Callie, pois logo me conquistou com a sua inteligência e altruísmo. Uma personagem bem estruturada, que embora focada no seu objectivo, não deixa de ser "a rapariga da casa ao lado", devido à dose de realidade que a autora lhe aplica.
Tyler é encantador, e mal posso esperar por saber mais deste pequeno e do seu futuro.
O triângulo amoroso Blake-Callie-Michael está ainda um pouco difuso e por explorar, pois Blake não é quem parece, e a ausência de Callie faz com que Michael se aproxime de outra rapariga, mas parece-me que ainda dará muito que falar, e muita tinta correrá à custa destes meninos.
O Velho é a personagem mais enigmática e controversa da trama... Com a sua identidade ainda por revelar, assim como o seu verdadeiro interesse na Callie, irá revolucionar a acção, trazendo mais mistérios e perigos que a nossa protagonista terá de enfrentar.
Tenho de salientar o pai de Callie, não só pelos conselhos ensinados, mas também porque tenho a ligeira sensação que será uma personagem de peso no futuro.
"Destinos Interrompidos" é uma leitura entusiasmante, devido à fluidez dos discursos e da acção, em consonância com o mundo insólito que a brilhante autora criou!
Parabéns à Planeta Manuscrito por mais uma excelente aposta na literatura fantástica!


Sem comentários:

Enviar um comentário