segunda-feira, 8 de abril de 2013

"Imortal" de Gillian Shields [OPINIÃO]



Edição: 2010
Páginas: 296
Editor: Editorial Planeta
ISBN9789896571184

Sinopse:

Entre o sobrenatural e a história de amor, Imortal é um romance intenso e perturbador que entrelaça passado e presente, amor e amizade, forças sobrenaturais e criaturas extraordinárias. O colégio de Wyldcliffe Abbey para Raparigas, a nova escola da protagonista da história, Evie, é o local onde tudo acontece: a paixão por Sebastian, as visões fantasmagóricas e angélicas de uma rapariga estranha, o vislumbre de fragmentos de um passado que desconhece a experiência do primeiro amor. 
Intercalando o dia-a-dia de Evie no exigente colégio e as entradas de um diário antigo, Imortaltransporta o leitor para dois mundos aparentemente distintos, mas muito próximos. 
Os leitores de Imortal confessaram que a história os agarrou desde as primeiras páginas. Estarão os leitores portugueses de acordo?

Opinião:

"Imortal" é o primeiro de uma saga YA paranormal da autora Gillian Shields.

Como protagonistas temos a jovem ruiva e recém-chegada a Wyldcliffe, um colégio autoritário e misterioso só para raparigas, Evie Johnson; e o sedutor rapaz de olhos azuis, Sebastian James.

Evie e Sebastian conhecem-se no dia em que a jovem chega ao colégio interno, e de imediato se sentem atraídos um pelo outro, mas Sebastian não parece deste mundo contemporâneo, no seu garanhão preto e modos antiquados.
Quando voltam a encontrar-se, a química é palpável, e a partir desse momento, o amor floresce, assim como os seus encontros nocturnos.

Embora a sua vida amorosa esteja encaminhada, a sua vida no colégio é um inferno.

Evie só encontrou lugar em Wyldliffe, devido à morte de Laura, a melhor amiga de Celeste, a rapariga mais popular do colégio, e que está disposta a fazer a vida negra a Evie.

As únicas amigas da jovem ruiva são Sarah, uma descendente de ciganos, vinda de uma família rica, e Helen, outra bolseira como Evie, cujas atitudes estranhas e sem explicação dão-lhe a reputação de doida.

Wyldcliffe esconde muitos mistérios, inclusivé a verdadeira natureza da Mestre Suprema e o seu propósito em manter o colégio aberto, assim como também a sua ligação a Sebastian.

"Imortal" é narrado por Evie, mas as suas passagens são intercaladas com o diário de Lady Agnes, iniciado em 1882.

Lady Agnes tem mais em comum com Evie, do que a doutrina da Via Mística (querem saber o que isto é, leiam o livro :P). Ambas partilham a mesma árvore genealógica, e por isso, Agnes tenta comunicar com Evie do mundo dos mortos, alertando-a para se afastar de Sebastian, aquele que levou à morte prematura da Lady Templeton.

Sebastian é uma personagem complexa. Desde o início que sabemos que esconde algo, e que, possivelmente, será mesmo de um tempo anterior ao de Evie, mas o que não esperamos é o seu papel relevante em toda a trama.
Sebastian não é um simples imortal, e a sua vida depende da morte de Evie. Irá a história repetir-se? Irá Sebastian brincar com Evie como o fez com Agnes? Ou serão os seus sentimentos reais? Conseguirá Sebastian resistir ao seu impulso e proteger Evie?

Ao contrário de Agnes, que embora bastante ajuizada, mostra-se um pouco "verde" no que é a vida, Evie é madura, e embora corra os seus riscos, fá-lo por um bem maior.
Evie é uma personagem forte, bem construída e com uma faceta mágica excepcional.

Helen e Sarah, embora personagens secundárias, são também de extrema importância para a acção. Os seus verdadeiros intentos são revelados apenas no final, e aliadas a Evie, tornam-se irmãs na magia e no coração.

"Imortal" surpreendeu-me pela positiva. A estória está bem elaborada, e é deveras interessante, com os seus elementos fantasmagóricos e mágicos.

Admito que, em certas alturas da acção, foi-me quase impossível de não me esconder debaixo dos lençóis, com medo que Agnes me aparecesse à frente (ridículo, eu sei, mas inevitável!), o que conferiu uma certa dose de realismo à estória, e me manteve agarrada à mesma.

Como é de esperar de uma obra para Jovens-Adultos, "Imortal" é dotado de uma linguagem acessível e cenas românticas em abundância, assim como atitudes perigosas e arriscadas por parte dos nosso heróis.
 
A intercalação entre narradores e tempos é também uma vantagem, proporcionando expectativa à volta da estória contemporânea, enquanto Agnes nos revela o lado obscuro do rapaz dos olhos azuis obsessivos.

Com capítulos curtos, a acção fluí rapidamente, dando-nos tempo para recuperarmos o fôlego, tornando a leitura rápida e muito fácil.

Um amor condenado à destruição, uma tragédia ao estilo de Shakespeare, que conquistará leitores facilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário