quarta-feira, 27 de março de 2013

"Linger - Um Amor Adiado" de Maggie Stiefvater [OPINIÃO]



Edição: 2012
Páginas: 408
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722348447
Coleção: Noites Claras


Sinopse:

Em Shiver, Grace e Sam descobrem-se um ao outro. Agora, em Linger, terão de lutar para ficarem juntos. Para Grace, isto significa desafiar os seus pais e guardar só para si o segredo sobre o perigo que corre. Para Sam, isto significa lutar contra o seu passado como lobisomem... e descobrir uma forma de sobreviver no futuro.

Opinião:

"Linger - Um Amor Adiado" é o segundo livro da trilogia dos Lobos de Mercy Falls da autora de livros para jovens-adultos, Maggie Stiefvater.

Como uma das grandes apostas da Editorial Presença neste género literário, esta trilogia não se poderia ter saído melhor, conquistando fãs em todo o país, em repetição do fenómeno mundial.

Para os que têm curiosidade, deixo-vos aqui a minha opinião do primeiro livro, "Shiver - Um Amor Impossível".

Nesta sequela, Sam é humano. Depois de ter enfrentado a cura, o jovem tornou-se, exclusivamente, humano, mas não menos ligado à alcateia.
Beck, o seu pai adoptivo, assumiu de vez a forma de lobo, por isso cabe a Sam tratar dos novos lobos - o arrogante e problemático Cole; o instável Victor; e a amiga de Grace, Olivia.

Para ajudar à festa, Grace está doente... altas febres, dores estomacais e um cheiro nauseabundo a lobo; os seus pais resolveram ser pais, afastando-a de Sam o mais possível; e Isabel, a irmã do falecido Jack, torna-se uma peça relevante tanto para Grace como para a alcateia.

Se no primeiro livro, o narrador oscilava entre Sam e Grace, no segundo livro, Isabel e Cole juntam-se à função, dando cartas na acção, extrapolando as suas dores e emoções, e tornando-se personagens de ênfase, criando grande curiosidade por parte do leitor nestes dois jovens rebeldes.

Em comparação com "Shiver", "Linger" é menos enérgico, devido a uma estratégia bem estudada por parte da autora. Este segundo volume tem como objectivo dar a conhecer a "humanização" de Sam; os novos membros da alcateia; e o futuro de Grace.

Como seria de esperar, sendo um livro que tem como meta construir estruturas para o grande livro final, e sendo que muita coisa tem para construir, a acção torna-se mais monótona, mas não menos interessante!

O livro culmina na transformação de Grace em lobo... Sam é agora humano, recusando a proposta de Cole para o tornar lobo novamente, e Grace, é, finalmente, um membro da alcateia... agora que os papéis se inverteram, como conseguirão levar avante a sua estória de amor? A esta pergunta, só o terceiro livro poderá responder.

Sam e Grace são personagens já bem conhecidas, mas Cole e Isabel não.

Cole é um artista famoso que se deixa perder nos vícios da vida, procurando um escape da sua rota auto-destrutiva na proposta de Beck, em torná-lo lobo. Cole é arrogante, enigmático e genial. Um personagem interessante, e que cativa o público feminino.

Isabel chora a morte do seu irmão Jack, mas ainda mais, a sua culpa na mesma. Erguendo uma muralha à sua volta, a jovem tenta defender-se das suas emoções e das dos que a rodeiam, tornando-se superficialmente inatingível em relação aos seus amigos e criticando Sam sempre que possível, depositando no jovem a sua maior descarga de raiva, mas é em Cole que Isabel encontra o verdadeiro escape, e ele nela, mas ambos não sabem como lidar com a atracção que os une, acabando por se separarem, com medo de se destruírem mutuamente.

"Linger - Um Amor Adiado" é uma leitura terna, que encanta corações de variadas faixas etárias.
Com uma linguagem acessível, querida e romântica, Maggie Stiefvater cativa os leitores, mantendo-nos presos em Mercy Falls até o livro acabar!

Dando o mote para um grande final, este livro faz-nos querer pegar no terceiro livro mal temos oportunidade!



2 comentários: