sábado, 12 de janeiro de 2013

"Dividida" de Amanda Hocking [OPINIÃO]



Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 296
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892321097

Sinopse:

Quando Wendy fica a conhecer a terrível verdade sobre si própria - foi trocada à nascença - sente que o mundo à sua volta começa a desabar. A estranha adolescente, de negros cabelos, tenta fugir das evidências, tenta negar o facto de ser uma princesa Troll, dotada de poderes que não domina nem compreende. 
Decidida a fugir, consegue escapar à vigilância de Finn, o seu belo, sombrio e inacessível guarda-costas. Mas o que a espera é talvez um destino mais terrível. Raptada pelos históricos inimigos dos trolls, ela cairá nas mãos dos Vittra. E aos poucos descobre que uma inesperada atracção por um príncipe do povo rival… 
Dividida entre a lealdade e o amor, entre o dever e a paixão, Wendy sabe que terá de crescer para evitar uma guerra. Terá de aprender a dominar os seus poderes mágicos - e aceitar o seu destino. 
Dividida é a segunda parte da fenomenal saga Trylle. A autora, Amanda Hocking, de 26 anos, viu os seus livros rejeitados por dezenas de editores. Até que um dia os decidiu publicar sozinha, e vendê-los em sites. O sucesso foi imediato, vendeu mais de dois milhões de exemplares - e hoje, tal como a Wendy dos seus livros, Amanda vive como uma princesa, num palácio só seu, num mundo que ela própria construiu...


Opinião:

Apesar de "Trocada" não ter sido um livro que me cativasse muito, suscitou-me interesse suficiente para adquirir o segundo volume "Dividida".
Ao contrário do seu antecessor, "Dividida" mostrou-se fenomenal, deixando-me completamente extasiada com esta trilogia e morta por ler o seguinte e último volume da trilogia.
Wendy foge com Rhys para a sua casa humana, mas acaba raptada pelos vittra, sendo levada para Ondarike, onde fica a saber toda a verdade sobre o seu pai e o porquê desta raça de trolls estar tão interessada nela.
Com esse conhecimento, vem também a consciencialização do quão poderosa Wendy é, e de quão pesadas são as suas responsabilidades para com o seu povo, seja ele qual o que escolher... vittra ou trylle.
Durante a sua estadia em Ondarike, Wendy conhece Loki, um jovem (aparente localizador, mas descobrirá que é bem mais que isso!) atraente e com quem Wendy forma uma ligação inexplicável, que certamente terá muito a dizer no próximo volume.
De volta a trylle, muito em parte devido à ajuda de Loki, Wendy traz consigo Matt e Rhys, e começa o seu treino de princesa com o markis Tove, filha de Aurora, a grande rival de Elora.
Enquanto tudo isto acontece, Finn está ausente, tendo voltado para a casa da sua família, convencido que será o melhor para a sua princesa, mas o aparecimento de Loki na mansão de Elora, traz o localizador de volta, assim como o seu pai, Thomas.
Wendy e Finn vivem dias atribulados, pois embora o que sentem um pelo outro seja difícil de esconder, tentam afastar-se para o bem dos deveres da princesa, que aceita casar-se com Tove , após saber que Elora está a morrer, e que com a sua morte, virá o ataque dos vittra.
"Dividida" é recheado de acção e romance, gostei bastante, e espero que o seguinte mantenha a mesma linha.
Fiquei muito agradada com o Loki, mas irá ele fazer jus ao nome, e torna-se travesso e traiçoeiro como a deus? Para já aparenta uma grande devoção por Wendy, fazendo-lhe uma proposta que ela quase não conseguiu negar, e irá concerteza voltar para conquistar o coração da princesa.
Entretanto, Finn continua dedicado a Wendy, combatendo os seus desejos (muitas vezes, não conseguindo!) para não a reclamar sua, mas mantendo-se sempre por perto, para que nada lhe aconteça, e para, de longe, a poder ver e fazer parte da vida do seu amor.
Depois temos os amigos de Wendy: Rhys, que volta à sua vida em trylle, mas agora fomentando laços com o seu irmão Matt; Matt, por sua vez, embora ainda baralhado com todo este novo mundo, apaixona-se por Willa; e Willa, mesmo sabendo que nunca poderão estar juntos abertamente, deixa-se envolver pela sua atracção por Matt, sendo feliz assim... mas até quando durará esta paz e felicidade?
Tove continua a ser uma personagem alienada e distraída, mas cujo bom coração é inquestionável, assim como a sua lealdade para com Wendy, mesmo que o seu coração nunca lhe possa pertencer.
Conhecemos Oren, o rei dos vittra, e que malvado que o troll reinante é! Muitas dores de cabeça trará à nossa Wendy e companhia. E em nada merece a sua doce rainha, a curandeira Sara.
Como podem ver, "Dividida" traz novas personagens à trama, desenvolvendo o enredo, e tornado-se mais apelativo ao leitor.
Amanda Hocking está de parabéns, pois desenvolveu o fio condutor da acção de forma vivaz e frenética, não me deixando pousar o livro por nada deste mundo!
Venha mais!