quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"O Mundo Proibido de Daniel V." de Maria Luísa Castro [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 308
Editor: Matéria-Prima
ISBN: 9789898461483


Sinopse:

Verónica é uma jornalista recém-divorciada na casa dos 30 anos. Para trás deixa um casamento, uma promessa de felicidade que nunca foi concretizada e um marido que nunca foi um amante ou companheiro. Tudo muda quando a fragilizada Verónica conhece o enigmático e sensual Daniel Vasconcelos. Bonito e dono de um olhar penetrante, Daniel envolve-se com ela levando-a ao limite do prazer, a uma vertigem de sentimentos que se julgava incapaz de sentir. A vida de Verónica nunca mais será a mesma: prazer, desejo, sexo e luxúria passarão a fazer parte do seu dia-a-dia. Mas estes não serão os únicos sentimentos que experimentará ao lado de Daniel: a insegurança e a dor serão também uma constante, levando-a a questionar se valerá a pena tentar entrar num mundo tão intenso e proibido no qual chega a correr perigo de vida. Será Verónica capaz de mudar este homem para quem o prazer pessoal não tem limites, que se diz incapaz de amar mas que, ao mesmo tempo, não consegue estar longe de si? Serão eles capazes de viver uma história de amor com final feliz?

Opinião:

"Uma história arrebatadora e apaixonante. Um teste aos limites do amor e do prazer", é este o slogan que a editora Matéria-Prima escolheu para colocar na capa d'"O Mundo Proibido de Daniel V.", e com o qual eu não poderia estar mais de acordo!
Este romance erótico chega-nos pela mão de Maria Luísa Castro, o pseudónimo de uma conhecida jornalista portuguesa que prefere manter-se no anonimato.
Maria Luísa Castro introduz-nos ao mundo de Daniel Vasconcelos, pelos olhos de uma colega de profissão, Verónica, recentemente divorciada do seu ex-Surfista Prateado, após seis longos anos de infelicidade emocional e sexual.
Verónica é uma mulher vivida, embora um pouco ingénua e ignorante quanto ao que o prazer é e significa na vida adulta e conjunta, até que conhece o psicanalista Daniel que, literalmente, lhe vira o mundo do avesso!
A jornalista procura o profissional na tentativa de se reencontrar como mulher, acabando por encontrar a paixão e o amor que nunca pensou serem passíveis de existir, por mais que sonhasse com ambos.
Por outro lado, Daniel é um céptico em relação ao amor, devido às perdas anteriores, e à falta de afecto maternal. Perdendo a mãe para o álcool, e seis meses depois, a sua querida empregada, para uma doença, com apenas nove anos, Daniel passou a ser criado exclusivamente pelo pai, o chamado de Rei nas festas de prazer que organiza mensalmente na sua mansão.
Cedo o jovem se inicia nos prazeres do sexo, mas nunca estabelecendo uma ligação afectiva com quem quer que seja, nem mesmo com a própria mulher, com quem se casa, apenas par a salvar de quem a escravizou e a comprou aos seus pais.
Mas, com a chegada de Verónica à sua vida, Daniel não se reconhece, e tenta combater a atracção e algo mais que sente pela jornalista, tentando, com todas as forças, não se levar pelos sentimentos, até que a bizarra morte de Rafaela, a mulher de Daniel, aproxima o psicanalista e a jornalista mais do que nunca.
No entanto, o inimigo aproxima-se, e Verónica tem de se proteger, e ao seu bem mais precioso recentemente adquirido, terminando o livro com a sua fuga para um local onde nunca poderá ser localizada.
Antes de mais, os meus sinceros parabéns a Maria Luísa de Castro, pois conquistou-me!
A autora impressionou-me e fascinou-me!
Com uma escrita adulta, fluída e digna de uma pessoa de formação jornalística, Maria Luísa de Castro criou um livro excepcional! 
Com um enredo pormenorizado e muito bem estruturado, distanciou-se das obras eróticas que têm vindo a causar furor nos últimos tempos, atingindo um patamar de intensidade completamente diferente.
Daniel é intenso, assim como a sua história, o que me faz pensar se, ao contrário de outros personagens literários do género que acabam por ter os seus finais felizes, se Daniel conseguirá obter a sua redenção e se se deixará levar pelo grande amor que tem em mãos.
Este livro é dotada de uma bela estória de amor, de personagens complexas e entusiasmantes, pelas quais facilmente nos apaixonamos, e com as quais prontamente nos identificamos.
Entramos num mundo proibido que pensamos só existir em filmes, mas que, na realidade, se encontra mais perto da nossa realidade do que possamos pensar.
Mais uma vez congratulo a autora, que me fez ler 308 páginas em apenas 3 HORAS, sem pausas ou vontade de largar a leitura!
Agora só quero mais e mais, e espero que a autora me dê, em breve, um bocadinho mais desse mundo proibido de Daniel Vasconcelos!