sábado, 10 de novembro de 2012

"História do Ladrão do Corpo" de Anne Rice [OPINIÃO]

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 416
Editor: Europa-América
ISBN: 9789721038127
Coleção: Obras de Anne Rice

 Sinopse:

Lestat, vampiro, herói, sedutor consumado, cansado da busca, que já dura há dois séculos, para penetrar nos meandros da sua obscura existência, está desesperado por se ver livre do pesadelo da sua imortalidade. Ansiando por renascer homem, por pensar, sentir e respirar como um mortal, Lestat empreende uma incursão apaixonada pela vida.
A forma como Lestat se torna novamente mortal e como descobre aquilo que já tinha esquecido — a angústia do ser humano, a fragilidade, a odisseia da existência humana — é contada com toda a paixão, colorido e imaginação que distingue os extraordinários romances de Anne Rice. 


Opinião:

"História do Ladrão do Corpo" é mais uma bela leitura da autoria da "mãe dos vampiros", Anne Rice, que chega a nós através das Publicações Europa-América.
Neste livro, embora Louis volte a ser presença, a incidência recai sobre o irreverente Lestat.
Louis é pouco aprofundado, e tem a sua lógica, pois neste livro Lestat é a personagem principal, e é a sua aventura que Anne Rice quer contar.
Lestat começa por sonhar com um homem misterioso que diz deter o poder da troca de corpos. Logo faz uma proposta a Lestat, que vê na mesma a oportunidade de ser humano outra vez, de voltar a ingerir alimentos, sentir emoções, partilhar o mundo com os humanos, mas é claro que as coisas não serão assim tão simples, pois o dito homem misterioso engana Lestat ao fazerem a troca de corpos, querendo ficar como vampiro, negando-se a restituir a imortalidade ao Lestat.
Mas, mesmo quando o mundo lhe parece virar as costas, Lestat faz um novo amigo, o humano David Talbot, que usa os seus poderes psíquicos e conhecimento, tornado-se o melhor amigo do infâme Lestat.
A estória gira, essencialmente, em torno de um Lestat humano, dando-nos a conhecer um novo "eu" do vampiro, assim como na sua jornada em perseguição do seu corpo vampiro, através de esquemas e enredos que só a mente do mirabolante Lestat poderiam orquestrar, sendo o ponto alto desta leitura, com o uso das capacidades de David Talbot, tornando-o numa personagem chave da acção.
Embora não tão marcante ou brilhante como "Entrevista Com o Vampiro", "História do Ladrão do Corpo" é uma leitura agradável e dentro do mundo viciante de Anne Rice.
Com leitura fácil e rápida, Anne Rice consegue mais uma vez fazer-nos esquecer o mundo ao nosso redor, concentrando-nos apenas na leitura do seu livro, como se estivessemos dentro do mesmo!
Como já disse, embora não sendo superior ao livro que deu origem ao tão aclamado e eterno filme, "História do Ladrão do Corpo" é entusiasmante e uma leitura obrigatória para todos os fãs de Rice!