sábado, 10 de novembro de 2012

"Êxtase" de Lauren Kate [OPINIÃO]

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 304
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896573300

 Sinopse:

O céu está negro com asas…
Como areia caindo numa ampulheta o tempo está a fugir para Luce e Daniel. Para deter Lúcifer de apagar o passado, têm de descobrir o sítio onde os anjos caíram. Forças negras estão atrás deles e Daniel não sabe se é capaz de levar a cabo a missão. Juntos enfrentarão uma batalha épica que acabará com corpos sem vida… e pó de anjos. Grandes sacrifícios serão feitos. Corações irão ser destroçados.

Mas de repente Luce sabe o que vai acontecer. Para ela significa ficar com outra pessoa que não Daniel. A maldição com que nasceu estará sempre com ela e o amor está fora de questão. A escolha que faz neste momento é a única que de facto interessa.
Na luta por Luce quem vencerá?
Êxtase é a espantosa conclusão da série Anjo Caído.
O céu não pode esperar mais!

 
Opinião:

Eis que o final da saga "Anjo Caído" de Lauren Kate chega ao fim... e que final excelente!
Luce e o nosso anjo caído favorito, Daniel, têm que impedir Lúcifer de levar a Queda avante, mas para isso têm apenas nove dias... Se não acharem os três artefactos que levarão a salvação, o mal sairá vencedor, e uma nova Queda dos anjos começará, trazendo à Terra os caídos, proscritos, anciãos, etc.
Basicamente, está nas mãos de Luce salvar o mundo, mas ela apenas ainda não sabe como, nem qual o seu propósito no meio disto tudo!
Lauren Kate revela-nos em "Êxtase" as respostas a todas as perguntas deixadas em aberto nos três volumes que o antecederam... o porquê da Queda; o propósito de Luce; o verdadeiro "eu" de Luce; qual a ligação de Luce com Lúcifer; etc. Mas, é claro que a autora, como já assim nos vem habituando, não delatou a informação toda de uma vez, criando uma expectativa alucinante até ao último momento.
Sendo o final de uma das minhas sagas de eleição, esperava um final encantado onde tudo acaba bem, mas este final tem um sabor agridoce, passo a explicar: realmente acaba bem, e pelo que nos é dado a entender, Luce e Daniel ficarão juntos, embora não da forma que pensava, o que  me deixa muito feliz, mas que me parte o coração saber que a estória de amor que impulsionou uma guerra entre o Céu e o Inferno, irá um dia acabar, quando o fim de Luce e Daniel chegar (está difícil de não inserir uma grande carga de spoilers, mas assim que lerem o livro, perceberão melhor!).
Neste quarto volume da saga, conhecemos novos lados dos Caídos: um Daniel desesperado mas proactivo; um Cam sincero e, à sua forma, ternurento.
Perdem-se personagens, durante esta demanda pela felicidade, que me eram bastante queridas, em especial uma certa Caída, cujas atitudes agora se percebem, ao realizar-mos o seu lugar no Céu.
Luce sofre a derradeira transformação! Passa de uma menina, a uma mulher, sendo forçada a amadurecer para combater o mal e apoiar o seu amor, a sua alma gémea, e, assim que descobre a sua identidade, e a possibilidade de obter a plenitude que tivera outrora, decide, mais uma vez, o caminho mais difícil, mas que é o caminho que o seu coração lhe dita.
Admito que fiquei surpreendida com a relação Lucinda/Lúcifer, nunca pensei que a autora tiraria este coelho da cartola, mas foi muito bem jogado, e penso que esta jogada não sairá indiferente aos leitores, tal como a mim.
"Êxtase" mantém o registo linguístico dos seus antecessores, muito simples, acessível e fluído, com bastante mistério e acção, e um pouco de romance.
Tenho pena que este seja o final da saga, mas tenho esperança que pelo menos Cam volte a ser notícia!
Luce e Daniel conquistaram-se, assim como conquistaram os corações dos seus leitores... Foram quatro lindos livros, que me mantiveram agarrada e ansiosa por mais!
Mas, como tudo que é bom, sempre acaba, esta saga teve o final merecido, embora inesperado, e que não poderia ser mais perfeito.