quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Novidade Gradiva


Título: Mel
Autor: Ian McEwan
Tradução:  Ana Falcão Bastos
Obras de Ian McEwan
ISBN: 978-989-616-495-9
388 pp. 
€15

NOVO ROMANCE DE IAN MCEWAN À VENDA A PARTIR DE 26 DE SETEMBRO
EM SIMULTÂNEO COM A EDIÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

Seguindo-se a Solar, Mel, o novo romance de Ian McEwan, autor já galardoado com o prémio Booker e cuja obra é publicada em Portugal pela Gradiva, chega às livrarias no dia 26 de Setembro em simultâneo com a edição em língua inglesa, com uma tradução de Ana Falcão Bastos.

A acção de Mel decorre na Grã Bretanha no início dos anos 70. Serena Frome, a bela filha de um bispo anglicano e a protagonista deste novo romance do autor de Expiação, é aliciada para os Serviços Secretos no seu ano final em Cambridge. A guerra fria cultural prossegue e o país é assolado por convulsões sociais e actos de terrorismo num período extremamente violento da história da Inglaterra, especialmente por causa da actividade do IRA. Serena torna-se subitamente parte de uma encenação e é incumbida de estabelecer contacto com um jovem e promissor escritor, Tom Hailey, ideologicamente comprometido com o lado de cá da Cortina de Ferro, financiando-o anonimamente de modo a promover a "guerra de ideias", criando alternativas à produção intelectual sempre tão cara à ideologia comunista.

Mas, para Serena, esta sua actividade de espionagem envolve também a sua vida pessoal, quer no que se refere ao seu antigo amante, um ex-funcionário do MI5 de meia-idade bon-vivant e casado que a introduziu nos serviços secretos, quer no que se refere ao escritor que é vítima da sua encenação e por quem acaba por se apaixonar.

Serena é, portanto, agente e vítima, personagem e criadora, num romance em que todos esses papéis são profundamente questionados através do talento literário de Ian McEwan que propõe mais uma vez ao leitor um final surpreendente e astucioso.

A mestria de Ian McEwan deslumbra pois novamente nesta história empolgante, soberbamente construída, sobre traição e intriga, amor e o «eu» inventado. Um autor que não cessa de surpreender pela elegância e destreza com que se movimenta em diferentes registos literários.


Sem comentários:

Enviar um comentário