sábado, 21 de julho de 2012

"A Arca" de Victoria Hislop [OPINIÃO]

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 416
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722635264

Sinopse:

Tessalonica, 1917. No dia em que Dimitri Komninos nasce, um incêndio devastador varre a próspera cidade grega, onde cristãos, judeus e muçulmanos vivem lado a lado. Cinco anos mais tarde, a casa de Katerina Sarafoglou na Ásia Menor é destruída pelo exército turco. No meio do caos, Katerina perde a mãe e embarca para um destino desconhecido na Grécia. Não tarda muito para que a sua vida se entrelace com a de Dimitri e com a história da própria cidade, enquanto guerras, medos e perseguições começam a dividir o seu povo. Tessalonica, 2007. Um jovem anglo-grego ouve a história de vida dos seus avós e, pela primeira vez, apercebe-se de que tem uma decisão a tomar. Durante muitas décadas, os seus avós foram os guardiões das memórias e dos tesouros das pessoas que foram forçadas a abandonar a cidade. Será que está na altura de ele assumir esse papel e fazer daquela cidade a sua casa?


Opinião:


"A Arca" passa-se na Grécia, no maravilhoso país mediterrânico, começando no presente, mas depressa nos remontando ao passado, mais propriamente, a 1917, ano em que nasce Dimitri Komninos, um dos protagonistas do livro.
A par de Dimitri temos Katerina, uma casal que me encantou, e que protagoniza a estória.
Num período de guerra em Tessalonica, cidade onde se centra a acção, Katerina e Dimitri crescem juntos, assim como a sua relação, que evoluí de forma graciosa e bonita.
Victoria Hislop conta-nos a estória do casal ao longo dos anos, desde a sua infância a uma idade avançada.
Katerina e a sua vocação para a costura levam-na a crescer na área, enquanto Dimitri segue medicina...  mas nem tudo corre bem, os generais alemães invadem Tessalonica em 1943, com o intuito de eliminar os judeus habitantes... acontecimentos que vão separar o casal.
Embora sendo o terceiro livro da autora em Portugal, foi a minha estreia na mesma, e posso dizer, que não poderia estar mais feliz.
A estória é emocionante mas viciante, e cativa o leitor desde a primeira página.
O leitor apaixona-se pelas suas personagens, e sente e sofre com as mesmas, graças à eloquência da escrita de Victoria Hislop.
Embora sendo um livro muito especial e aditivo, tem uma carga emocional enorme, que transparece a partir dos primeiros momentos, alertando o leitor para o seu cariz emotivo e sentimental.
O que mais me agradou foi a falta de pudor da autora, ao abordar o tema das invasões germânicas e o comunismo, temas, ainda hoje, de grande polémica! 
Dou valor à autora pela sua coragem e imaginação, e pelo fascinante enredo que criou e que depressa me maravilhou!
Victoria Hislop conquistou mais uma fã!
Aconselho a todos os românticos e apaixonados por história europeia.
Arrebatador, rico e encantador.. são alguns dos adjectivos que qualificam esta obra prima literária!

2 comentários:

  1. WOW. Grande crítica! Fiquei ainda com mais vontade de ler. :)

    Confesso que o que me cativou nesta autora foi o facto de as histárias dela se passarem em lugares por onde já andei e a minha vontade de os revisitar e sentir de novo aquilo que me transmitiram. Mas vejo que as histórias desta autora serão para mim muito mais do que isso. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. WOW. Grande crítica! Fiquei ainda com mais vontade de ler. :)

    Confesso que o que me cativou nesta autora foi o facto de as histárias dela se passarem em lugares por onde já andei e a minha vontade de os revisitar e sentir de novo aquilo que me transmitiram. Mas vejo que as histórias desta autora serão para mim muito mais do que isso. beijinhos

    ResponderEliminar