quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Diz-me Quem És" de Jessica Bird [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 404
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789898228918

Sinopse:

"Grace Hall é uma socialite deslumbrante, rodeada de glamour, privilégio e riqueza, mas a sua fortuna fez dela o alvo de um louco que anda a matar as mulheres mais influentes de Manhattan. Para se proteger, Grace exige o melhor dos guarda-costas - e depara com muito mais do que esperava. John Smith é um especialista em segurança intransigente e frio que é tão dedicado ao seu trabalho como é mortífero. Mudar-se para o luxuoso apartamento de cobertura de Grace é a última coisa que deseja, mas é impossível dizer-lhe que não. Quando explica as regras à sua nova cliente, surgem entre eles faíscas, bem como um desejo incendiário. Com Grace nos braços, John dá por si a baixar as próprias defesas. À medida que as noites amenas se tornam escaldantes e o assassino se aproxima, Grace e Smith enfrentam uma escolha crucial: seguir as regras ou seguir os seus corações."

Opinião:


Grace Hall, condessa Von Sharone, uma das socialites mais influentes de Manhattan, corre perigo de vida. Um assassino em série anda à solta e tem como alvos as mulheres referenciadas num artigo de jornal, sendo Grace uma das representadas.
Enfrentando uma luta pelo poder na sua fundação, um casamento cujo fracasso ainda não admitiu publicamente e a recente morte do pai, a condessa não tem mãos a medir com tantos problemas, tentando menosprezar o real perigo que corre.
Mas, amigos preocupados tentam manter Grace em segurança, marcando-lhe uma reunião com o melhor guarda-costas do país.
Grace reflecte sobre o assunto e decide, educadamente, declinar a proposta assim que conhecesse o dito homem, mas para sua surpresa este não é um desconhecido... ele é John Smith, e ambos conheceram-se numa festa anterior de uma forma pouco ortodoxa mas bem intensa.
Após uma conversa com o misterioso e letal homem, Grace decide recorrer aos seus serviços, mas, na verdade, não é apenas o trabalho que os une, mas também uma atracção extrema.
John Smith, como se dá a conhecer, é um homem solitário e que vive apenas para o trabalho, mas assim que conheceu Grace algo dentro dele mudou, embora lhe custe a acreditar.
Smith aceita trabalhar com a condessa Von Sharone, mas desde logo se apercebe dos perigos que a sua atracção pela socialite lhe poderá trazer.
Será Smith capaz de se manter afastado o suficiente para proteger Grace do assassino?
Acabarão de corações partidos?
Enquanto isso, Grace descobre que o casamento dos seus pais não fora tão perfeito quanto faziam crer, em especial o seu pai quando conhece Callie, uma jovem de vinte e sete anos com muito mais em comum com Grace do que esta esperava.
Para os leitores que procuram um policial em grande medida, "Diz-me Quem És" não é a escolha acertada, pois essa parte da acção, foi deixada muito aquém por parte da autora.
Não sendo um policial puro, nem perto disso, não deixa de ser encantador como romance, pois é este o foco da trama, no qual a autora se concentrou e desenvolveu significativamente.
Para os que estão habituados à saga da Irmandade da Adaga Negra, anuncio que embora as comparações sejam inevitáveis, em nada de assemelham, sendo este livro de escrita muito mais leve, assim como de conteúdo.
Embora de leitura rápida e fluída, "Diz-me Quem És" não satisfaz por completo o leitor mais ávido, sendo notória a falta de um certo "je ne sais quoi", que impede este romance de chegar à excelência.
As personagens, embora lugares-comuns e nada de inovadoras, são preciosas e cativantes, pelas suas personalidades interessantes e reacções relevantes.
Grace tem tudo para ser feliz, ou assim pensa metade do mundo, mas por trás de toda a riqueza e pomposidade, encontra-se uma pessoa fágil e forte ao mesmo tempo, como sentimentos e dilemas reais que nada têm de fúteis.
John Smith, embora comum de nome, de personalidade é algo de invulgar. Inteligente, detentor de uma máscara protectora e de uma força interior e exterior notável, atrai o leitor pela sua "presença" na acção demasiado significativa para ser ignorada.
De uma forma geral, "Diz-me Quem És" agradou-me, mas não me encheu as medidas por completo.
Interessante e entusiasmante, de trato fácil e compreensão, uma leitura ideal para uma tarde relaxada.


Sem comentários:

Enviar um comentário