sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"Outlander - Nas Asas do Tempo" de Diana Gabaldon


Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 774
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724619743

Sinopse:

"Claire leva uma vida dupla. Tem um marido num século e um amante noutro… 
Em 1945, Claire Randall, ex-enfermeira do Exército, regressa da guerra e está com o marido numa segunda lua-de-mel quando inocentemente toca num rochedo de um antigo círculo de pedras. De súbito, é transportada para o ano de 1743, para o centro de uma escaramuça entre ingleses e escoceses. Confundida com uma prostituta pelo capitão inglês Black Jack Randall, um antepassado e sósia do seu marido, é a seguir sequestrada pelo poderoso clã MacKenzie. Estes julgam-na espia ou feiticeira, mas com a sua experiência em enfermagem, Claire passa por curandeira e ganha o respeito dos guerreiros. No entanto, como corre perigo de vida a solução é tornar-se membro do clã, casando com o guerreiro Jamie Fraser, que lhe demonstra uma paixão tão avassaladora e um amor tão absoluto que Claire se sente dividida entre a fidelidade e o desejo… e entre dois homens completamente diferentes em duas vidas irreconciliáveis. 
Vive-se um período excepcionalmente conturbado nas Terras Altas da Escócia, que culminará com a quase extinção dos clãs na batalha de Culloden, entre ingleses e escoceses. Catapultada para um mundo de intrigas e espiões que pode pôr em risco a sua vida, uma pergunta insistente martela os pensamentos de Claire: o que fazer quando se conhece o futuro? "


Opinião:

Muito bem aclamado pela crítica nacional, e deveras recomendado por alguns amigos com gosto pela leitura, "Outlander - Nas Asas do Tempo" era uma leitura que prometia uma enorme expectativa, tal como o seu tamanho.
Com 774 páginas, ninguém duvida que tenha o tamanho. Com uma capa que convida a nossa imaginação pela sua estética sonhadora. Mas, que não em arrebatou com a sua estória.
Claire Randall é uma enfermeira de 28 anos da Segunda Guerra Mundial, que finando a mesma, volta para os braços do marido, Frank, que só vira por duas vezes em oito anos.
Estando nas Terras Altas com o marido, mas não partilhando os gostos do mesmo, instruí-se na botânica com os experientes nativos.
Numa ida em busca de plantas do seu interesse, conhece um local que se dizia ser mágico, onde as fadas existiam.
De volta ao local, para melhor exame, Claire dá por si duzentos anos antes, numa época em que a Escócia era dominada por clãs.
Dá de caras com Jack Randall, um antepassado do seu marido Frank, mas embora fisicamente semelhantes, as personalidades não podiam ser mais diferentes... sendo Jack um tirano, cruel e sexualmente frustrado.
Entretanto, conhece Jamie Fraser, um lindo jovem de 23 anos com a propensão para se magoar imenso, e com os conhecimentos de Claire em medicina, acabam por se aproximarem.
Acabam casados, não por amor, mas por conveniência, já que Claire era uma suposta espia inglesa, e casada com Jamie asseguraria a sua protecção, e pelo lado de Jamie, além do que vimos a saber mais tarde, uma tentativa de salvar o seu pescoço da forca.
Desde cedo se dão bem como marido melhor, embora Jamie seja inexperiente, não se intimidou com a experiência da mulher, amando-a por isso.
Claro que a estória não fica por aqui.. muito sangue correrá.. Randall subjugará e usará Jamie como quer, através de um pacto feito para salvar Claire, pacto esse que faz com que o capitão morra, quando Claire e os seus homens entram na prisão para resgatarem o seu querido (segundo) marido.
Mas, acautelem-se, pois o livro é recheado de acção, lutas e mentes brilhantes.
O começo da leitura foi monótono, e um pouco chocante, na medida em que foi fácil demais para Claire de desconectar de Frank. Por seu lado, Jamie era demasiado imaturo e com um complexo de herói que sabemos nunca acabar bem.
Passadas as primeiras 100 páginas, a leitura torna-se ritmada. atractiva e bem humorada, sim, pois dei umas boas gargalhadas à conta deste livro.
Embora Jamie nunca ultrapasse a autoridade da mulher, deixando-a sempre chefiar, torna-se numa marido muito leal, apaixonado e corajoso. É notável a evolução deste personagem ao longo da acção.
Claire tem alguns pensamentos de Frank, mas cedo revela a sua inclinação para Jamie, e ama-o como seu único e grande amor... tanto na alegria, como na tristeza, na saúde e na doença... tornando-se a sua confidente, curando as suas feridas emocionais e físicas... alimentando as suas alegrias e esperanças, e dando-lhe o seu apoio sempre que as coisas não corriam de feição.
"Outlander - Nas Asas do Tempo" é uma leitura leve, com conteúdos íntimos pouco explícitos, embora   prometesse muito mais, onde há espaço para o amor e afecto, como guerra e violência.
Um romance de época para todas as idades.

2 comentários:

  1. Demasiados spoilers! :(

    E... "para todas as idades"? Não devemos ter lido o mesmo livro. :) Eu por acaso já estou quase a terminar a série e nunca diria que é para todas as idades. Não só pelo conteúdo sexual mas porque duvido que um adolescente consiga amanhar-se com a complexidade da história ou ter maturidade para entender certas atitudes dos personagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso concordar, mas também apenas li este livro, não toda a série. Achei que é bastante soft a nível de conteúdo íntimo e a trama bastante simples apesar de ser um livro de tamanho considerável. Pode ser que os restantes livros me façam mudar de opinião :) Quando catalogo um romance de ÉPOCA como apto "para todas as idades", está implícito que não me refiro a crianças, pois nenhuma pegaria num romance deste género, não apenas por falta de iniciativa, mas também por desinteresse e aconselhamento parental, talvez devesse ter ido mais profundamente e explicar que essa frase denomina todos os leitores que se encaixam no público-alvo de um romance deste estilo.

      Quanto aos spoilers, é verdade que me deixei levar, lamento :)

      Eliminar