segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Dei-te o Melhor de Mim" de Nicholas Sparks





Edição/reimpressão2011
Páginas: 304
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722347044
Coleção: Grandes Narrativas



Sinopse:
"Este novo e aclamado romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Contudo, sob a pressão familiar e social, são obrigados a seguir vidas distintas. Somente vinte e cinco anos mais tarde voltam a encontrar-se, por altura da morte do único homem que tinha protegido o jovem casal apaixonado. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, confrontam-se inevitavelmente com as escolhas feitas e os compromissos assumidos. Qual então o sentido daquele encontro, se nada podia mudar o passado?"

Opinião:


"Dei-te o Melhor de Mim" é a minha estreia nas obras de Nicholas Sparks, pois nunca antes conhecera o seu trabalho que tão aclamado é, principalmente pelo público feminino.
Esta é a estória de Dawson e Amanda.
Conheceram-se na adolescência e apaixonaram-se loucamente, até que, por pressão dos pais, dá-se a separação, mas o amor que os une nunca findou.
Após vinte e cinco anos de sem qualquer tipo de contacto, voltam a encontrar-se aquando da morte do querido amigo em comum, Tuck, personagem pela qual nutro uma enorme simpatia, pela sua simplicidade e mente sábia.
Com vidas já formadas, Dawson como um isolado, e Amanda casada e com filhos, lutam por uma felicidade, não propriamente conjunta, e por um amor que acabará por salvar um ente muito querido, embora em troca de algo jamais recuperável.
Como estreante na escrita de Sparks, tenho a dizer que não me satisfez plenamente, pois por vezes era um pouco monótono e até mesmo redundante. Mas, levo o autor pela sua atenção ao pormenor, e no seu sucesso em transpor para o papel as descrições da sua mente.
Com uma escrita simples mas bela, Nicholas Sparks prende o leitor pelo sentimentalismo, drama e tragédia, sendo que a última nos faz brotar uma lágrima nos momentos mais críticos e tristes do livro.
Cometi o erro de espreitar o final do livro, sem antes lá chegar, e arrependi-me, pois logo percebi que o final, não era de todo o que esperava, daí que recomendo a todos que não façam o mesmo que eu, ou sofrerão por antecipação!
Tenho de voltar a referir Tuck, pois foi, realmente, a personagem que mais me tocou, com a sua humildade e bom coração, abraçando dois jovens que além de o ajudarem a combater a solidão, lhe preenchiam a mente com outras coisas que não o amor da sua vida, a mulher com que se casou.
Em contrapartida, Tuck auxiliou Dawson e Amanda sempre que precisaram. Opinou sempre que preciso. Manteve-se calado mas presente, sempre que fora preciso.
Dawson vindo de uma família de foras-da-lei, estava rotulado como o seu legado, mas mostrou-se diferente, enveredando por um caminho legal e patriótico, mas vivendo no isolamento, pois nunca recuperara a perda de Amanda.
Amanda, por sua vez, seguiu para a universidade, onde conheceu o marido. Embora nunca tendo esquecido Dawson, e ter a plena consciência que estava longe de amar o marido como a Dawson, acomodou-se à vida que levava, mas procurando refúgio em Tuck, nos seus últimos tempos de vida, agarrando-se, assim, à sua memória de Dawson, que julgou nunca vir a ver outra vez.
Como já confessara, não fiquei completamente rendida à escrita de Sparks, mas não posso dizer que seja algo que venha a esquecer com facilidade, devido à carga emocional inserida no livro.
Sem dúvida um romance terno, mas também deveras emocional.









Sem comentários:

Enviar um comentário