segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

"Já Ninguém Morre de Amor" de Domingos Amaral


Edição/reimpressão2008
Páginas: 240
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724618029

Sinopse:

"Os homens têm memória, alimentam-se de histórias, e as que mais nos marcam são aquelas que determinam a vida dos nossos antepassados.
Esta é a história de uma família, os Palma Lobo. Bisavô, avô, pai e filho. Roberto, Álvaro, Jorge e Salvador. Nomes diferentes, mas o mesmo sangue e muito em comum: mulherengos, excêntricos, excessivos, todos marcados pela loucura e pela tortura da paixão. Foram todos homens invulgares sempre dominados por paixões privadas, amores e loucuras, e era nesse círculo íntimo do coração e do sexo que a sua vida se destinava a viver e a terminar. Passando por Moçambique, Angola, Lisboa, Alentejo e Brasil, a sua vida é uma epopeia à espera de ser revelada.
Já Ninguém Morre de Amor é a odisseia dos Palma Lobo. Um enterro fictício, um homem enforcado com cães e gatos na mesma árvore, um homem que morre a fornicar e um fogo posto para fazer arder o local do pecado… esta não é uma história de amor, é uma história sobre amor."



Opinião:


Esta é a história da família Palma Lobo. 
Marcada por traições, enganos, desilusões, ilusões e por uma maldição: a maldição de uma morte por ou de amor.
O narrador é o melhor amigo do último dos Palma Lobo, Salvador, e conta-nos, em primeira mão, as verdadeiras histórias de quatro gerações desta família, enquanto tristemente sentado num banco duro de um hospital espera pela morte do seu querido melhor amigo, o último membro desta malfadada família.
Ao narrador, Salvador propõe escrever o livro dos Palma Lobo e é assim que o primeiro vem a conhecer os antepassados do seu melhor amigo e passa, assim, a entender a morte do mesmo, uma morte de amor.
De Moçambique, a Angola, Brasil e novamente em Portugal, os Palma Lobo causaram êxtase, desavenças, ciúme, motins e fúrias, jamais passando despercebidos em nenhum desses sítios, muito menos entre as mulheres, devido a uma privilegiada jóia de família.
Um marido que encena a morte da mulher após a mesma o trocar por outro homem; um filho sedento de amor maternal que se vinga pela sodomização; um amante apaixonado pela mulher errada; e por fim, uma traição que acaba com o namoro e destroça, para sempre, o coração de um Palma Lobo.
Quatro homens com fins trágicos e prematuros que morrem por ou de amor... E ainda dizem que já ninguém morre de amor? Leiam esta brilhante e apaixonante trama de Domingos Amaral e até o mais céptico dos cépticos mudará a sua opinião.
Embora uma obra fictícia, conta com um autor prodigioso e detentor de um dom da escrita tal, que apaixona o leitor desde a primeira página, fazendo-nos embrenhar nos meandros da estória, sentindo-nos íntimos das personagens, que de tão familiares e bem realizadas, se tornam reais.
Domingos Amaral escreve com naturalidade e frontalidade, muita clareza mas também mistério, contando-nos uma estória viciante e que nos agarra às suas páginas., e que quando acaba, só queremos mais.
Confesso que nunca antes lera nada do autor, mas depois de "Já Ninguém Morre de Amor", entrou para a minha selecção de melhores romancistas.
Fiquei comovida por todos os acontecimentos pelos quais estes quatro homens passaram, pelas suas dores, pelos seus dissabores, mas também me alegrei com os seus momentos de felicidade, com as suas artimanhas e esquemas, com os seus acto de amor ou por amor e, torci por um final feliz para o pobre Salvador, mas o destino, que é como quem diz Domingos Amaral, de outra forma decidiu, finalizando este livro com a inteligência e mestria que só um excelente escritor sabe como.
Como jornalista que é, Domingos Amaral conseguiu transpor essa sua faceta para o narrador, a curiosidade e a constante busca dos factos, a ânsia do saber, uma verdadeira alma de jornalista! E que também nos comove com os seus próprios amores e dissabores, os seus desgostos, remorsos, arrependimentos e o amor pela mulher que levou à morte de Salvador.
Uma estória comovente e que nos faz reflectir sobre muitos aspectos da nossa vida, assim como nos põe a repensar determinadas decisões tomadas nesse campo tão perigoso, nesse campo do amor!
Depois desta maravilhosa obra, asseguro-vos que não será a última vez que pelas minhas mãos passarão mais escritos de Domingos Amaral!



Sem comentários:

Enviar um comentário