quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Carícias da Noite" de Laurell K. Hamilton

Edição/Impressão:2011

Páginas: 352

Editor: Saída de Emergência

ISBN: 9789896373900
Sinopse:
"A maioria das pessoas conhece-me como Merry Gentry, detective privada, contudo o meu nome verdadeiro é princesa Meredith NicEssus e sou herdeira de um trono - se conseguir sobreviver o suficiente para o reclamar. O meu primo, o príncipe Cel, está determinado a certificar-se de que não serei bem-sucedida. Enquanto estivermos os dois vivos, esta será uma disputa para obter a coroa: o primeiro a gerar um herdeiro ficará com o trono. Os homens da minha guarda real - guerreiros habilidosos - tornaram-se meus amantes, prestando provas para o papel de futuro rei e pai do meu filho. Claro que preciso da protecção deles, já que, eu sou meia humana e absolutamente mortal.

Mas agora, na Cidade dos Anjos, há pessoas a morrer de formas misteriosas e assustadoras. O que a polícia humana não sabe é que o assassino também anda à caça dos seres feéricos. Pressinto que estamos perto do caos; a própria existência do sítio conhecido como o mundo das Fadas está em risco. Portanto, enquanto desfruto dos prazeres mais intensos com os meus guardas, tenho noção de que, brevemente, terei de enfrentar um demónio ancestral que poderá destruir a própria realidade - a vossa e a minha. E essa é só uma parte do meu trabalho…"
Opinião:

"Carícias da Noite" é o segundo volume da série "Merry Gentry" da conceituada autora Laurell K. Hamilton.
Para os que conhecem o estilo da autora, sabem certamente, que não agrada a Gregos e a Troianos, devido à sua escrita vanguardista e, abordando temas tabu sem qualquer tipo de encobrimentos ou constrangimentos, encarando-os como assuntos do quotidiano, como uma parte integrante e extremamente importante no seu mundo literário. E, se existe saga na qual a autora se tenha esforçado para fazer de lema de vida tal tema, é a "Merry Gentry", onde o sexo é a maior força das cortes, assim como dos que a elas pertecem, sendo usadco como recompensa/ castigo/ moeda de troca/ força, etc.
Neste segundo livro, a princesa Meredith continua na sua demanda por se manter sã e salva dos que a querem ver morta, criando e mantendo alianças com outros seres feéricos e semifeéricos, assim como, tente desesperadamente, produzir um filho, para se torna a única e indiscutível Rainha da Corte UnSeelie, assegurando a sua sobrevivência e a dos que lhe são leais.
As cenas de intimidade entre Merry e os seus guerreiros são constantes, tal como fomos habituados no primeiro livro, mas embora a urgência de produzir um herdeiro seja, literalmente, uma questão de vida ou morte, em vez de um cariz sexual violento, a autora dá-nos emoção, afecto e com propósito, "consertando" os homens que rodeiam a princesa com o seu conforto, tanto físico como emocional.
Como já referi, este segundo volume é bem mais sentimentalista. Por um lado, temos uma Meredith mais forte, mais nobre e mais real, que se apaixona, mas não deixando os seus sentimentos interferirem na sua tomada de posição de futura Rainha, ganhando a liderança dos seus homens e dos seus rivais, mostrando-se autoritária quando necessária, mas sempre compassiva e interessada nos conselhos dos seus homens, lutando por eles e jurando protegê-los, em especial ao homem que ama e que, com uma boa dose de ciúmes e possessividade lhe retribuí o sentimento.
Relações fortificam-se; afectos revelam-se; novas personagens entram em cena; e, como sempre, Merry e os seus leais homens acabam por salvar o dia, desta vez, do temível e tirano rei da Corte Seelie, Taranis.
É bastante agradável constatar a evolução surpreendentemente positiva de Merry, tornando-se adulta e merecedora do seu título Real, desmistificando qualquer ideia anterior de que não passa de uma miúda tonta com hormonas em ebulição.
Hamilton, mais uma vez, conseguiu prender-me do início ao fim do livro, que embora contendo alguns erros ortográficos, conseguiu ofuscá-los, salientando-se como uma excelente estória e dando a esta saga um lugar cativo nas séries a seguir!
a confusão existente no primeiro volume não se repete em "Carícia da Noite", sendo este bastante conciso e de fácil absorção por parte do leitor.
A escrita em si, é bastante acessível e fluída e bem apropriada à faixa etária destinatária.
a mestria de Laurell K. Hamilton surpreende e vicia-nos neste seu estilo polémico, mas aventureiro e atrevido.
Uma leitura da qual gostei imenso e que recomendo, vivamente, aos mais corajosos!

2 comentários:

  1. Olá Juanitah, parabéns pela iniciativa e pela crítica. Não gostei muito do primeiro livro desta série mas resolvi dar-lhe uma segunda oportunidade depois de ler a tua opinião :D
    Jinhos miga

    Sandra
    http://murmureiaovento.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sandrinha :)

    Espero que gostes deste segundo livro, mas la' esta'.. esta saga parece não agradar com facilidade.

    beijinhos*

    ResponderEliminar